sábado, 5 de março de 2011

Recitais...


Fabio Zanon é internacionalmente reconhecido como uma das estrelas do violão clássico no século XXI. Seu amplo repertório, seus projetos inovadores, bem como sua diversificada atividade como regente, professor, escritor e comunicador têm contribuído para ampliar a presença do violão no universo da música clássica. Como solista, ele tem se apresentado em algumas das salas mais importantes como o Royal Festival Hall em Londres, o Carnegie Hall em Nova York, o Philharmonie de São Petersburgo, a Sala Tchaikovsky em Moscou e o Concertgebouw de Amsterdam e é convidado freqüente dos maiores festivais em quatro continentes. Como solista orquestral, além de tocar o repertório tradicional em todo o mundo, ele estreou, nos últimos anos, várias obras contemporâneas e integrou ao repertório regular várias obras-primas esquecidas. Sua atividade como camerista cobre um amplo espectro que vai do mais tradicional ao mais inusitado.





Fábio Lima


Pupilo de Henrique Pinto, natural de Curitiba-Brasil. Iniciou seus estudos de violão com Waldomiro Prodócimo no conservatório Villa-Lobos, paralelamente estudou contraponto e interpretação com Luíz Cláudio Ribas Ferreira (Belas Artes - PR). Em julho de 2005 iniciou seus estudos com Henrique Pinto (SP) na Faculdade Cantareira.
Participa de diversos festivais e seminários como concertista.
Premiado em diversos concursos nacionais e internacionais, destacando:
 1º Lugar no VI Concurso Internacional Fenavipi 2010 – Teresina - PI
 1º Lugar no III Concurso Nacional Cantareira 2008 – São Paulo - SP
 1º Lugar no I Concurso Nacional Solista Heitor Villa-Lobos  2008 – São Paulo - SP
 1° Lugar no XXVI Concurso Latino Americano Rosa Mística 2007 – Curitiba - PR
 1° Lugar no XVIII Concurso Nacional Souza Lima 2007 – São Paulo - SP
 Único violonista premiado no Concurso Solistas Música no Museu em 2008 – Rio de Janeiro - RJ
 Atualmente é orientado por Fábio Zanon, foi aceito em várias universidades na Inglaterra, e iniciará o curso em setembro de 2011 na Royal College of Music em Londres.

 Programa

 Introducion y Variaciones opus 9 – F. Sor
 Turegano – F. M. Torroba
 Madroños – F. M. Torroba
 Estudo nº 1 – H. Villa-Lobos
 El noy de la mare – M. Llobet
 Canço Del Lladre – M. Llobet
 Capricho Arabe – F. Tarrega
 Aria con variaciones La Frescobalda – G. Frescobaldi
 Fandango – J. Rodrigo
 A L’aube du dernier Jour – F. Kleynjans

Mario Ulloa

Natural da Costa Rica, formado na Escuela de Artes Musicales de la Universidad de Costa Rica. Sob a tutoria do maestro Eliot Fisk obteve o Konzertexamen (Diploma de Concertista), na Musikhochschule Köln, Alemanha. Nessa mesma escola estudou música barroca com o Professor Konrad Junghännel. Ainda com Fisk, realizou também estudos no Mozarteum, Salzburgo, Áustria. Doutor em Música pela Escola de Música da Universidade Federal da Bahia.
Tem se apresentado em países como Inglaterra, Alemanha, Áustria, Holanda, Noruega, França, Bélgica, Canadá, Estados Unidos (Nova York, Washington DC, e outras cidades), México, Panamá, Costa Rica, Equador, Argentina, Paraguai, e nas principais capitais brasileiras.
Gravou os Cds: “Mario Ulloa no Brasil” (1998); “Mario Ulloa interpreta J.S.Bach” (2001); “Mario Ulloa interpreta Caymmi” (2006) com arranjos próprios. Com a Orquestra Filarmônica de Costa Rica (2007) gravou o Concerto de Aranjuez de Joaquin Rodrigo e o Concerto do Sol de Carlos José Castro (com esta gravação do Concerto do Sol, o compositor da obra, Carlos Castro, ganhou o Grammy Latino de música contemporânea, em 2008). Gravou também o CD “Mario Ulloa: Tardes de Alajuela” (2007), uma amostra de transcrições, arranjos, composição e improviso de músicas da Costa Rica, pelo selo Papaya music. Em 2009, o instituto do Meio Ambiente da Bahia (IMA), apresentou o CD “Salve as Folhas”, que reúne diversos artistas baianos; nesse CD, Ulloa é diretor musical, arranjador e instrumentista. Seu mais recente CD (2010) intitula-se “Lembranças da Serra do Orobó: Mario Ulloa interpreta Nelson Macedo” que apresenta a obra completa para violão (solo, com voz, com cello, e com quinteto de cordas) desse compositor residente no Rio de Janeiro desde os anos cinqüenta e nascido na Bahia em 1931. Neste ano (2011) lançará ainda outro CD em duo com o violinista carioca Daniel Guedes com arranjos de diversos canções brasileiras.
Atualmente é professor de violão na Escola de Música da Universidade Federal da Bahia; nos cursos de graduação dessa Escola. Ulloa é também parte do programa de Pós-Graduação da Escola de Música da UFBa e, freqüentemente, oferece Master Classes em outras universidades e instituições musicais nacionais e internacionais.
Dentre suas apresentações mais recentes estão: I Festival Leo Brouwer (São Paulo, dezembro, 2008); Concerto “Canto Geral” – acompanhando a cantora Mercedes Sosa no Teatro Castro Alves (Salvador-Bahia, Dezembro, 2008); Festival de violeiros de Seabra – em duo com Armandinho Macedo (Bahia, junho, 2009); Festival Ibero-Americano de violão no National Museum of the American Indian (Washington D.C., junho, 2009); Festival de violão de Bergen (Noruega, Junho 2009); II Festival de violão (São José, Costa Rica, julho 2009); VI Semana de Música de Ouro Branco (Minas Gerais, outubro, 2009); II Festival Leo Brouwer (São Paulo, dezembro, 2009) e Festival de Música de Santa Catarina (Janeiro, 2010; Janeiro de 2011).

Rogério Caetano

Rogério Caetano é considerado pelos críticos, músicos e pelo público um virtuose do violão de 7 cordas, por ter desenvolvido uma nova escola desse instrumento. Trilhando seu caminho musical desde os 6 anos de idade, tendo o choro e o samba como suas principais referências, já alcançou lugar de destaque ao lado dos grandes do violão brasileiro.
Atualmente em seu novo trabalho, intitulado “Rogério Caetano” (Fubá Music, 2009), pré – indicado ao Grammy Latino 2009 como melhor disco instrumental, Rogério sola composições próprias ao violão de sete cordas de nylon. Este novo álbum vem recebendo ótimas críticas por todo Brasil. Possui, ainda, dois CD´S gravados: “Abre Alas” (Caravelas, 2001), com o grupo Brasília Brasil e “Pintando o Sete” (Rob Digital, 2006), indicado ao Prêmio TIM de Música Brasileira.  Possui também trabalhos em duo com Yamandú Costa, Marco Pereira, Leandro Braga e Luís Barcelos.
Nasceu em Goiânia (GO) em 1977 e mudou-se para Brasília em 1995, onde se tornou assíduo participante do Clube do Choro de Brasília, apresentando-se ao lado de vários mestres como Sivuca, Hermeto Pascoal, Altamiro Carrilho, Carlos Poyares, entre outros. Integrou o grupo Dois de Ouro (1998/2002) e formou o grupo Brasília Brasil em parceria com Hamilton de Holanda e Daniel Santiago, que vem se apresentando em várias capitais brasileiras, nos Estados Unidos e Europa. Formou-se no curso de Bacharelado em Composição Musical na Universidade de Brasília, no ano de 2004.
Rogério Caetano vem realizando shows por todo Brasil e exterior, difundindo sua maneira de tocar o violão 7 cordas. Como solista foi semifinalista do “Prêmio Visa da Música Brasileira - 2001”, ao lado do violonista Daniel Santiago. Fez parte do projeto “Sete cordas: um violão brasileiro” CCBB de São Paulo, em 2003. Em 2005 participou do CD, DVD e livro “Violões do Brasil”, gravou o DVD e realizou turnê pela Europa do projeto “Música do Brasil”, com Yamandú Costa, Armandinho Macedo, Robertinho Silva, Thiago do Espírito Santo e Edu Ribeiro. Em 2006 e 2007 realizou shows de lançamento do CD Pintando o Sete em várias cidades brasileiras. Em 2008 participou do projeto “Sons da Música Brasileira - fascículo Violão”.
Este ano gravou o CD “Na Cabeça” (Biscoito Fino, 2009) de Marcos Sacramento, com Luis Flávio Alcôfra e Zé Paulo Becker , e realizou turnê pela Europa e Brasil. Participou como solista do Festival de Cordas, realizado no Auditório Ibirapuera, que reuniu os principais violonistas do país, realizou em outubro e novembro de 2009 turnê pela índia e Israel ao lado de Yamandu Costa e Danilo Brito. 
Rogério já ministrou workshops e oficinas em vários festivais de música, tais como Oficina de Música de Curitiba, Festival de Música de Domingos Martinse do Curso Internacional de Verão da Escola de Música de Brasília.   
Agora em 2010 escreveu em parceria com Marco Pereira o método para violão de 7 cordas chamado “ 7 CORDAS, TÉCNICA E ESTILO.
Rogério Caetano é um dos músicos mais atuantes no mercado fonográfico brasileiro. Destacam-se as gravações com Zeca Pagodinho (vários CDs e DVD Gafieira), Ivan Lins, Nana Caymmi, Maria Bethânia, Tereza Cristina, Caetano Veloso, Arlindo Cruz, Dudu Nobre, Fundo de Quintal, Martinho da Vila, Monarco, Lenine, Vanessa da Mata (CD e DVD) em Parati, projeto Samba Social Clube (CD´s e DVD´s), entre vários outros.
Victor Valladangos


Nació en Buenos Aires. Cursó estudios bajo la dirección de la Profesora María Herminia Antola de Gómez Crespo en el conservatorio “Juan José Castro”, graduándose como Profesor Superior de Guitarra. Posteriormente realizó cursos de perfeccionamiento con Eduardo Isaac.
          Desde el año 1980 ha realizado una intensa labor como solista, y como integrante de conjuntos de Música de Cámara, actuando en los principales teatros y salas de nuestra Capital y en más de cien ciudades del interior del país.
          También ha actuado en el exterior, realizando recitales en Italia, Alemania, Austria, Bélgica, Luxemburgo, Rumania, Polonia Portugal, Suiza, Suecia, Noruega, Irlanda, Gales, Canadá, Estados Unidos, Brasil, Colombia, Chile, Uruguay, Paraguay, Israel, Sudáfrica y Japón.
          Dieciocho discos compactos editados como solista sumados a su participación en gran cantidad de producciones de música clásica y popular, son el testimonio de una fecunda tarea en estudios de grabación, que incluye el registro de numerosas obras inéditas hasta entonces.  Desde el año 2000 se incorporó al elenco de artistas que graban para el internacional sello Naxos. Su primer registro, Guitar Music of Argentina, incluye obras de los compositores Argentinos:  Carlos Guastavino, Juan Falú, Máximo Pujol, Walter Heinze entre otros.  Tango Argentino, el segundo disco, contiene obras de Piazzolla, Gardel, Troilo y Mores.  El tercer CD grabado, de reciente aparición incluye obras de C. Guastavino, M. Pujol, S. Natali, M. Coronel, J. Santillán, J. Ferrer y V. Villadangos y el cuarto disco está dedicado a la obra del compositor venezolano Antonio Lauro.
Recientemente ha grabado un nuevo CD, esta vez para el sello Brillant (Holanda) interpretando la integral para dos guitarras de Máximo Pujol en dúo con Giorgio Mirto (Italia).
          Ha actuado como solista con la Orquesta Sinfónica Nacional de Cuba, Orquesta Filarmónica de Montevideo (Uruguay), Orquesta Sinfónica del Tolima (Colombia), Orquesta Filarmónica de Buenos Aires, Orquesta Sinfónica de la Universidad Nacional de Cuyo, Orquesta Sinfónica Juan de Dios Filiberto, Orquesta Sinfónica de Avellaneda, Orquesta Sinfónica Bridas, Orquesta de Cámara de Israel, Orquesta de Cámara Ramat Gan (Tel Aviv), Orquesta de cámara de Sudáfrica, Orquesta de Cámara Mayo, Orquesta de Cámara de Morón, Orquesta de Cámara de La Plata, Orquesta Académica del Teatro Argentino de La Plata, Orquesta de Cámara Juvenil de Buenos Aires, Orquesta de Cámara Scherzo, Orquesta de Cámara del Museo Rómulo Raggio, “Artis la pequeña orquesta”, Cuarteto de Cuerdas de la Universidad Nacional de La Plata, Cuarteto de Cuerdas Buenos Aires.
          Desde 1990 y hasta la fecha, ha dictado numerosos cursos y seminarios en Tucumán, Salta, Jujuy, Santa Fe, Corrientes, San Luis, Puerto Madryn, Mendoza, San Juan, Mar del Plata, Colón, Victoria (Entre Ríos), Rosario y en el exterior: Bergen (Noruega), Innsbruck (Austria), Frankfurt, Würsburg, Iserlohn y Coesfeld (Alemania), Livorno, Latina y Torino (Italia), Uppsala , Varberg y Arvika (Suecia), Cardiff (Gales) , Washington (EEUU) , Taxco y Saltillo Distrito Federal (México), Asunción (Paraguay) Curitiba (Brasil),  Johannesburgo (Sudáfrica) Oliveira y Santo Tirso (Portugal) , Stratford (Canadá) y Tel Aviv (Israel).
          Actualmente se desempeña como Profesor de Guitarra en los conservatorios Juan José Castro y Manuel de Falla de Buenos Aires.
          En el año 1999 fue premiado por la Fundación KONEX con el “Diploma al Mérito”, por la labor artística desarrollada durante la última década.

Marco Pereira

Marco Pereira é natural de São Paulo, onde fez seus estudos de violão sob a orientação do mestre uruguaio Isaias Sávio, no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo.
 Marco Pereira viveu na França por cinco anos, recebeu o título de Mestre em Violão pela Université Musicale Internationale de Paris e defendeu tese sobre a música de Heitor Villa-Lobos no Departamento de Musicologia da Universidade de Paris-Sorbonne.
Considerado excepcional, o violonista, que foi casado com Gal Costa, foi ganhador de diversos prêmios, inclusive do Prêmio Sharp, em 1993 e 1994.
Em Paris, Marco recebeu forte influência jazzística e também de música latino-americana, o que caracteriza, especialmente, o seu trabalho de composição. Apresentou-se com grande sucesso no Festival de Jazz de Paris de 1989, o que lhe possibilitou fazer apresentações na Alemanha, França, Suiça, Dinamarca, Canadá e Estados Unidos.
Na Espanha, obteve dois prêmios em importantes concursos internacionais: Concurso Andrés Segóvia (Palma de Mallorca) e Concurso Francisco Tárrega (Valência).
 De volta ao Brasil, foi a Brasília a convite da UnB (Universidade de Brasília), para criar os cursos de Violão Superior e Harmonia Funcional. Gravou dois discos pelo selo Som da Gente, de São Paulo, trabalhos que o levaram ao Town Hall, de Nova York, em 1988.
 A partir de 1990, já morando no Rio de Janeiro, participou, em quatro oportunidades diferentes, do Free Jazz Festival. Gravou com importantes artistas do cenário musical brasileiro, tais como: Zélia Duncan, Edu Lobo, Cássia Eller, Gilberto Gil, Gal Costa, Wagner Tiso, Daniela Mercury, Zizi Possi, Rildo Hora, Paulinho da Viola, Tom Jobim, Milton Nascimento, Leila Pinheiro, Fátima Guedes, Nelson Gonçalves e Roberto Carlos, entre outros.
Recebeu o prêmio Sharp em dois anos consecutivos: em 1993, o de Melhor Arranjador de MPB pelo disco Gal, da cantora Gal Costa, e em 1994, na categoria instrumental, o prêmio de Melhor Solista e Melhor Disco Instrumental do ano, pelo trabalho Bons Encontros, em duo com o pianista Cristóvão Bastos. 
Em 1995, lançou três CDs : Dança dos Quatro Ventos  pelo selo belga GHA, Elegia  pelo selo Channel Classics da Holanda e Brasil Musical pelo selo Tom Brasil de São Paulo. Em 1999, gravou o elogiado CD de violão solo, Valsas Brasileiras, com um repertório primoroso de modernas valsas populares. Em 2001 lançou o CD Luz das Cordas em duo com o bandolinista Hamilton de Holanda.
 Foi diretor artístico da Série Grandes Encontros, um importante projeto de valorização do músico brasileiro que aconteceu no Teatro Leblon - Rio de Janeiro entre os anos de 1999 e 2002.
 Em julho de 2006 participou com grande sucesso do Umbria Jazz Festival na Itália onde fez o lançamento do seu CD italiano Stella del Matino, gravado para o selo EGEA – Perugia. Gravou também, no mesmo período, um novo CD para o selo Kind of Blue intitulado Essence.
 Em 2007 foi lançado seu primeiro trabalho de violão com orquestra: o CD Camerístico pelo selo carioca Biscoito Fino, o CD Essence pelo selo europeu Kind of Blue e o livro com CD Ritmos Brasileiros, um trabalho de pesquisa dos principais ritmos brasileiros de todas as regiões do Brasil.
Marco Pereira tem mantido intensa atividade como solista, tanto nos Estados Unidos quanto na Europa, onde se apresenta freqüentemente.
 Atualmente é professor adjunto no Departamento de Composição da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Suas composições estão editadas pela Editora Lemoine de Paris e pela GSP (Guitar Solo Publications – San Francisco, CA – USA). Suas obras para violão têm sido gravadas e tocadas em concerto por grandes intérpretes americanos e europeus.
 Seus mais recentes lançamentos em CD são: Original – CD autoral com composições próprias para violão solo – GSP (Guitar Solo Publications – San Francisco, CA – USA) - e o CD O samba da minha terra – com composições próprias e novas leituras de clássicos da música brasileira.
Ulisses Rocha


Ulisses Rocha é violonista, compositor e arranjador, com 11 CDs gravados, tornou-se um dos profissionais mais influentes de sua geração.     
Nos últimos anos vem marcando presença nos principais eventos musicais, tanto no Brasil como no exterior, participando dos mais importantes festivais internacionais de jazz como os de Paris, Montreal e São Paulo, ministrando oficinas em tradicionais festivais de verão ou de inverno como os de Campos do Jordão e o IAJE (International Association for Jazz Education) em Los Angeles, nos Estados Unidos.
Além do trabalho próprio, já participou de concertos e gravações ao lado de artistas como Al Di Meola, César Camargo Mariano, Eliane Elias, Egberto Gismonti e Hermeto Pascoal e Gal Costa.
Seu mais recente trabalho foi elaborado ao lado de Nelson Ayres e Toninho Ferragutti, gravado no Jazz Standard em New York e batizado com o nome "Trio 202 Ao vivo New York/São Paulo".
Em suas frequentes turnês pela Europa e América, reveza-se nas funções de solista e professor, realizando recitais, master classes e cursos em Universidades como as de Trosingen na Alemanha e University of Flórida nos EUA.
Ulisses transita entre o repertório musical brasileiro, erudito e do jazz, o que o faz ser dono de um estilo inconfundível, sendo reconhecido principalmente pela sua versatilidade, evidenciada nas apresentações, seja em pequenas formações como duos ou trios, ou ainda ao lado das principais orquestras sinfônicas do País.
Em sua discografia fica clara a busca pela ruptura das fronteiras determinadas pela tradição do instrumento, pesquisando timbres, experimentando a relação entre o violão na forma acústica ou associado a recursos eletrônicos, fundindo influências e redimensionando sua utilização.     
Há pouco tempo, fez turnê em que apresentou-se como solista na Alemanha, Suíça e Polônia. Paralelo às atividades artísticas, Ulisses, ainda leciona na Faculdade de Música da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) desde 1990.


 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário