terça-feira, 5 de junho de 2012

CONCERTISTAS:
 

Jorge Caballero nasceu em 1977 em Lima, Peru, e é considerado um dos mais destacados violonistas na geração atual. Vem de uma família musical: aprendeu a tocar violão com o pai e sua mãe era uma cantora conhecida no Peru.
Iniciou sua formação profissional no Conservatório Nacional, onde estudou com Oscar Zamora e logo ganhou concursos e premiações importantes.
Com 19 anos obteve o primeiro lugar no prestigioso concurso Walter Naumburg em Nova York. Foi o mais jovem vencedor da competição e o primeiro violonista a ganhá-la. Este triunfo o levou a uma turnê de concertos em USA, inclusive na Alice Tully Hall em New York e na Library of Congress em Washington DC, se apresentando também como solista com orquestra.
Foi premiado também no Concurso Internacional de Tóquio, o Luis Sigall, e ficou em primeiro lugar no América Latina Guitar Competition. Já tocou na Biblioteca do Congresso de Washington, no Metropolitan Museum of Art, no Palácio das Artes de São Francisco, entre outros espaços dos Estados Unidos e de outros países, e se apresentou como solista de Orquestras como a Filarmônica de Los Angeles, a Filarmônica de Nápoles e a Orquestra Sinfônica Presidencial de Ancara, na Turquia. É membro fundador do quinteto de cordas Axis.
O seu repertório é notável por sua extensão e alcance e se estende da música renascentista à música contemporânea de Ginastera, Berio e Carter.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário