terça-feira, 12 de abril de 2011

YAMANDU COSTA: UM VIOLÃO EM CHAMAS




Na noite do dia 10 de abril, pelo menos 400 pessoas comprimiram-se no Cine-Teatro Assembleia, que comporta confortavelmente 250, para assistir ao show eletrizante de Yamandu Costa. Com seu estilo inconfundível, Yamandu demonstrou os efeitos que é capaz de produzir num violão. Com incrível competência, alterna levadas suaves e delicadas com pegadas violentas que pareceram desconsertar o instrumento e o público.
A VII edição do FENAVIPI foi marcada pela pluralidade de timbres: do clássico ao popular. Entre a delicadeza de Ulisses Rocha e os transbordamentos de Yamandu, só existe uma coisa em comum: a beleza contagiante. Não seria exagero afirmar que o festival contemplou as mais diversas vertentes da música violonística. O público, encantado, agradeceu.

Impossível “enquadrar” Yamandu Costa em qualquer categoria musical a não ser na da genialidade. Em cena, o moço, com ar de menino travesso, transforma-se numa exuberante usina de sons. Senhor do palco, pode dar-se ao luxo de assobiar e até cantarolar frases musicais. A plateia riu, encantou-se e, naturalmente, aplaudiu. Entre os que aplaudiram  o show do inqualificável violonista, estavam o Governador do Estado, Wilson Martins, e a primeira dama, deputada Lilian Martins.
“Uma noite inesquecível”, afirmou o governador. Não se esquecendo de louvar a  habilidade dos garotos piauienses: Caio Leon e Leonardo de Caprio, que abriram o show de Yamandu. Não fosse lugar comum, poder-se-ia dizer: o festival fechou com chave de ouro! Melhor dizer: alargou horizontes e colocou o FENAVIPI entre os maiores festivais do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário